domingo, 2 de maio de 2010

O rio orgulhoso


“Havia um rio nascido nas montanhas. Era apenas um fio de água, mas imaturo, sem ter percebido outros rios ao seu redor, julgava-se um grande rio.

Ao perceber que refletia as nuvens, pensava ser maior do que estas, e seguia orgulhosamente, o seu caminho em busca do oceano.

Chegou, porém, o verão. E o esplendor do sol se encarregou de secar aquele pequenino fio d’água, que na sua imaturidade julgava-se invencível. O pequeno rio foi aos poucos percebendo que perdia suas forças, que não era invencível quanto julgara, mas falível mesmo. Só então ele olhou ao redor e percebeu os outros rios. Viu que enquanto ele secava, outros rios continuavam fortes, caudalosos, pois haviam se unido a outros fios d’água, aumentando a sua força, enfrentando juntos o inclemente sol, que assim não os extinguira.

Quando chegou o inverno o pequenino rio buscou unir-se a outros, sem indagar onde eles haviam nascidos, ou as sujeiras que haviam acumulado durante os seus caminhos. Sabia agora que na busca do grande oceano, todos os rios são iguais e precisam uns dos outros. Mais forte, unido a outros, o pequeno fio d’água tornou-se um caudaloso rio e, expandindo o seu leito, derrubando obstáculos, alcançou por fim o oceano.”

(Anônimo)
_______________________________________________

Fazendo uma analogia da história do rio orgulhoso com a nossa vida cotidiana podemos refletir e concluir que aquele que quer caminhar sozinho, achando que é independente e auto-suficiente, se engana. Em determinado momento, perceberá a sua fragilidade e verá que não chegará a nenhum objetivo caminhando solitário. Só então verá que os que caminham de mãos dadas caminham mais rápido e são mais harmoniosos, tornando-os mais fortes a cada passo e a cada novo caminho que percorrem. É muito inteligente aquele que percebe, em si, essa fraqueza e busca outras mãos companheiras e amigas para juntos trilharem os mesmos caminhos, embora cada um tendo os seus objetivos particulares e distintos. Desta forma não se enfraquecerá tanto, com as quedas que possivelmente sofrerá ao longo do caminho; terá a segurança de outros braços que lhes estarão dispostos a acolhê-lo e segura-lo quando necessário.

Aproveito esta oportunidade para citar o exemplo do Canal Noite. Este site, sentindo a necessidade de crescer e alçar novos vôos, e vendo que seria impossível atingir os objetivos que foram traçados apenas com a atual estrutura, reconheceu que precisaria buscar novas parcerias que lhe dessem o suporte e a força necessária para impulsioná-lo, e assim o fez. Aqui estamos todos nós, novos parceiros: colunista, patrocinadores e colaboradores, unidos para alcançarmos estes objetivos.

É assim em nossa vida de trabalho e luta. Temos de ser humildes para perceber e reconhecer que temos que mudar. Todos nós merecemos alcançar os nossos objetivos. E somos nós mesmos os principais responsáveis para que isso aconteça. Sigamos o exemplo do rio orgulhoso e mudemos as nossas atitudes, que nos deixam fragilizados, e as troquemos por atitudes de crescimento e fortaleza. Assim, alcançaremos indiscutivelmente os nossos, grandes e, tão esperados objetivos pessoais e profissionais.


“Não sinta orgulho de ser rico, nem vergonha de ser pobre, e sim, nos dois casos, preocupe-se das obrigações e dos deveres que os dois estados lhe proporcionam.” (Molinero)


A todos, muito SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário