segunda-feira, 30 de julho de 2012

Planejamento estratégico


O planejamento estratégico é algo muito importante para as empresas e que muitas vezes passa despercebido pela administração. Muitas empresas sequer pensam nisso. Trabalham por intuição e, ao que sabemos é uma forma muito arcaica e que não nos coloca nada a frente de nossos concorrentes.

De uma forma concisa procuraremos esclarecer dois pontos vitais para o planejamento estratégico: o que é e qual a utilidade desta ferramenta.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – É um trabalho de preparação para qualquer empreendimento segundo roteiros e métodos determinados pela própria empresa. É uma forma de se organizar para que se façam os trabalhos ao longo do dia, semana, mês, ano, etc., sem que haja perca de tempo e muito menos de dinheiro. É uma forma de otimizar o tempo em conformidade com o atingimento dos objetivos pré-estabelecidos.

Para que seu planejamento seja completo, ele deve obedecer ao critério de perguntas que elencaremos abaixo. Cada pergunta com a sua finalidade específica e que ao final completam-se dando o resultado esperado, o qual será o caminho a ser seguido durante o tempo a que foi programado, ou a cada período de atividades onde surjam novos desafios ou novas situações, seja para o dia, para a semana, para o mês, para o ano, etc.

O QUE? É a primeira a mais importante pergunta do conjunto. A resposta a esta é exatamente o projeto que se tem a propor. “O que fazer?”, “qual a solução?”. Esta sendo respondida é só dar continuidade às seguintes obedecendo ao mesmo critério.

QUEM? Responsável ou responsáveis pela execução do projeto.

QUANDO? Dia e hora exatos em que o projeto deverá ser colocado em prática.

ONDE? Se na empresa ou fora dela. Vai depender da estratégia utilizada e para que, vai ser utilizada.

COMO? Maneira como acontecerá a execução do projeto.

POR QUÊ? Motivo pelo qual o projeto está sendo colocado em prática.

QUANTO? O custo deste projeto e sua viabilidade para a empresa.

Respondido os questionamentos acima, dá-se início ao projeto proposto com cada um dos responsáveis estando conscientes de suas responsabilidades e da sua importância para o cumprimento desta missão. Depois disso, só resta brindar aos objetivos atingidos.

Aproveitamos para lembrar que o uso freqüente desta ferramenta de trabalho acaba dando a experiência necessária para a plena utilização e aproveitamento.

“O ato de pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso.” (Henry Ford)

Paulo Sóstenes Moreira Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário