Por
Max Gehringer
Nas
relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra
número 1:
colegas passam, mas inimigos são para sempre A chance de uma pessoa se lembrar
de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos
depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém
se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa
ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
Regra
número 2: A
importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma
desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como
um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra
número 3:
Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa
que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor
amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.
Amigo
é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma
coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir
alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.
Estatisticamente,
isso parece ótimo, mas não é.
Ainda
existe a 'Lei da Perversidade Profissional'.
Colaboração Alan Leite
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