quinta-feira, 23 de agosto de 2012

8 focos para fechar mais vendas:

 

1. Foco da atitude - Não espere o cliente solicitar a conclusão da venda, em 90% dos casos, o cliente não toma a decisão por conta própria. Quando sentir na fisionomia do cliente receptividade, aposte e invista no fechamento, o máximo que você pode receber é não, concorda? Mas o não é uma rotina, o foco deve ser buscar o sim, acreditar em todo o trabalho realizado para se sentir merecedor da oportunidade;
 

2. Foco da emoção - 70% da venda é realizada pela emoção e 30% através da razão, o cliente compra quando se sente desfrutando o produto, visualizando o seu ganho, sentindo sua aquisição, portanto, valorize os benefícios e mostre como o seu produto pode mudar a vida dele. Comece a observar o olhar do cliente, seu aspecto facial, seus gestos e, caso ele queira falar alguma coisa, pare tudo, pode ser uma pergunta que emita um sinal de compra, desta forma, escute, responda e conclua;
 

3. Foco da abordagem - Para que haja um final feliz, o início precisa ser encantador, não adianta pensar somente no fechamento, pois ele é o último passo, antes de tudo, ele compra o vendedor, a sua postura, voz, conhecimento, dedicação, dicção, seriedade e integridade. Estabelecer um relacionamento amigável no início é muito importante para o cliente se sentir à vontade, entenda um pouco as suas preferências, preste atenção no seu escritório e veja se tem algo que possa perguntar para quebrar o gelo, seja diferente dos outros vendedores, em vez de vender, aproxime-se e ganhe credibilidade;
 

4. Foco das necessidades - Como você vai fechar uma venda se não sabe fazer perguntas inteligentes? Descobrir o desejo de compra do cliente é o passo mais importante da venda, sem ele você não terá as informações necessárias para apresentar uma proposta consiste e de valor. Prepare  perguntas que façam os clientes falarem das suas maiores dificuldades e apresente uma proposta personalizada;
 

5. Foco da ansiedade - Quando se aproximar do fechamento e o cliente começar a fazer perguntas é porque mentalmente ele comprou a ideia, mas vai precisar de alguns ajustes para sentir que está tomando a melhor decisão e, nessa hora, é muito importante que se mantenha a naturalidade, esse processo precisa ser leve sem deixar transparecer a vontade fechar a venda;
 

6. Foco da energia - A energia é extremamente fundamental quando está se negociando com o cliente, o alto astral e o bom humor são elementos que proporcionam uma excelente sinergia para a construção da relação com o cliente. Crie um ambiente favorável, demonstre amor pelo que está fazendo e o cliente irá sentir essa energia;
 

7. Foco da autoconfiança - Demonstre firmeza e convicção nas palavras, o cliente precisa sentir segurança, procure conhecer bem o mercado, concorrência, o negócio do cliente, suas preferências, conheça as principais objeções e esteja preparado para responder, quanto mais preparado e organizado você estiver, mais confiança vai passar para o cliente;
 

8. Foco da manutenção - Se o cliente não quiser comprar, não pressione, agradeça a oportunidade de ter negociado e demonstre respeito pela sua decisão, ele pode estar com uma série de problemas na cabeça. Pegue os seus contatos e monte um planejamento para fechar a proposta, por exemplo: mande um e-mail uma semana após o primeiro contato, ligue quinze dias após o e-mail, mande dicas de como seu produto/serviço pode ajudá-lo a obter sucesso, use estratégias e mantenha-se sempre vivo na cabeça do cliente, entendeu?
 

(Anônimo)

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