terça-feira, 7 de agosto de 2012

Confiança dos empresários do comércio – Dados de julho de 2012

A insatisfação quanto ao cenário atual e o pessimismo quanto ao futuro foram as realidades dos empresários do comércio em julho deste ano.

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou queda de 7,9% em julho em comparação a junho, e diminuiu 9,1% em relação a julho de 2011.

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), um dos três subíndices que compõe o Icec, caiu 14,9% em julho ante junho, mostrando uma queda de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o CNC, o menor impulso da economia brasileira reflete no desempenho do setor varejista, fazendo com que o bom humor do empresário fique reduzido, influenciando a avaliação do mesmo sobre o andamento atual do seu negócio.

Outro componente do Icec, o Ieec (Índice de Expectativas do Empresário do Comércio), também caiu em julho (8%) ante junho, e teve queda de 5,6% se comparado a julho de 2011.

Porém, apesar de todas essas quedas, a entidade acredita que as medidas de estímulo fiscais, ao consumo e monetárias, devem influenciar positivamente as vendas do varejo neste segundo semestre.

Entretanto, nem todos os dados do Icec de julho ficaram no vermelho. O IIEC (Índice de Investimentos do Empresário do Comércio), caiu 1,7% em julho ante junho deste ano, porém, em relação a julho do ano passado apresentou alta de 0,3%. Isso se deve ao fato da melhora da percepção do empresário quanto ao nível dos estoques, agindo favoravelmente até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário