quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Primeira palestra da ABAD 2012 alertou sobre as tendências de mercado

No segundo dia da ABAD RIO 2012, no Riocentro, foi apresentada a palestra Tendências do Mercado Nacional X Internacional pelo atacadista Luiz Antonio Tonin, também presidente do Conselho Consultivo da ABAD, e pelo consultor e professor da FEA/USP, Nelson Barrizzelli, com mediação de Odemar Muller, vice-presidente da entidade promotora do evento.


Em sua apresentação, Tonin discorreu sobre o atual cenário consumidor do Brasil, onde houve melhoria na renda per capita, a grande velocidade nas mudanças de hábito do brasileio, mudança nos locais de compra e aumento com gastos como celular, serviços e moda.


Já para o atacadista, a presença de playres internacionais no País como Wal Mart, Carrefour e Cencosud também atrapalha os negócios.O que fazer? Para o atacadista, é importante agregar serviços, fazer com o que cliente se sinta parte da sua empresa, aumentar a informatização da equipe de vendas e a eficiência além de agregar valor a sua empresa."Quanto vale a sua empresa? É preciso conseguir fidelização do cliente, inovar os negócios para se destacar no setor", ressaltou Tonin. Ele ainda alertou que o mercado está cheio de aoportunidades e só saber aproveitar. "Todos os formatos de atacado vão continuar, mas será preciso criar convergência dos interesses dos consumidores, varejistas, fornecedores e atacadistas",observou.


Enquanto Tonin discorreu sobre o panorama do setor no Brasil, o professor Barrizzelli mostrou com exemplos o que aconteceu com o atacado nos países desenvolvidos, onde o atacado tradicional desapareceu nos anos 80 e 90 e sobreviveram somente os especializados. Ele ainda alertou quanto a tendência do cash& carry no Brasil. "É muito diferente do que é praticado no exterior. Aqui não é exigido o CNPJ do varejista que está comprando, mas já está mudando.No Rio Grande do Sul já se exige e em Pernambuco e Santa Catarina a exigência deverá entrar em vigor em breve, daqui a pouco a exigência se espalhará por outros estados", acrescentou.


Fonte: http://www.newtrade.com.br/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário