segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Comprometimento, como anda o seu?


Você pode até não achar ou até mesmo não saber, mas, o comprometimento é um dos principais componentes de crescimento de uma empresa. Uma empresa comprometida tem mais credibilidade. Com isso, a probabilidade de negociação para estas empresas no atual mercado é, anos luz maior do que com aquelas que não têm. Um detalhe. Para que a empresa tenha credibilidade, é necessário que seus membros sejam comprometidos. Não existe empresa comprometida se seus membros não são comprometidos. Afinal, quem é a empresa?

Pensar sobre o comprometimento das pessoas com a empresa deixou de ser apenas discurso e passou a ser uma efetiva questão gerencial para lidar com a competitividade e com a capacidade de enfrentar a turbulência do mundo atual. A questão, no entanto, é complexa e há uma certa confusão conceitual em torno dela, sendo necessário, pela sua importância, ordena-la melhor.

Diríamos então que há três tipos de comprometimentos:

→ O comprometimento afetivo (vinculado às expectativas atendidas e as condições de trabalho);

→ O comprometimento normativo (vinculado ao sentimento de dever e valores pessoais);

→ O comprometimento de continuação (vinculado à disponibilidade de emprego e aos benefícios do emprego).

Cada tipo produz uma reação diferente: o afetivo, um comprometimento ativo apoiado no orgulho ao trabalho, no desejo de filiação e no prazer de ser membro da empresa; o normativo, gera uma propensão ao compromisso apoiada na identificação com os valores; o último, de continuação, produz apenas um compromisso passivo apoiado na impossibilidade de abandonar a situação atual.  

Há também três focos que mobilizam os indivíduos para o comprometimento: o trabalho, o grupo e a empresa. Precisamos ter em nossas empresas: a) a ação gerencial focada na compreensão do comprometimento e no estimulo para reforçar esses três focos; b) uma gestão cuidadosa da relação dos colaboradores internos com a empresa e crescimento da importância das equipes; c) e por último, o grande esforço de incentivar pessoas aparentemente descomprometidas, porque as respostas podem ser extraordinárias.

Devemos admirar as pessoas comprometidas. Àquelas que quando marcam um compromisso para as oito horas, realmente chegam às oito horas e não às oito e meia ou nove horas. Como algumas que, além de chegarem atrasadas, ainda dizem: - “marquei de oito para começar as nove”. Admitamos, além da falta de compromisso que aí existiu, ainda existiu a falta de respeito para com as pessoas as quais deixou esperando à toa.

Precisamos ser mais rigorosos com nossos compromissos. Lembremos, todo compromisso é importante senão deixaria de ser um compromisso. Se marcar um horário, cumpra. Prometa apenas aquilo que você pode cumprir. Aja com seriedade com seus compromissos, sejam eles pessoais ou profissionais. Não esqueça o que dissemos no início: “quanto mais comprometidos, mais credibilidade você e a sua empresa terão”. Credibilidade é uma das portas do sucesso.

Paulo Sóstenes Moreira Rangel

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