sábado, 6 de outubro de 2012

Desestruturação Familiar


Em meio a tantos problemas que podem afetar uma carreira profissional, existe um, em particular, que tem sido substancialmente um dos grandes responsáveis pela queda de muitos profissionais e, consequentemente, da empresa onde este atua. Trata-se da desestruturação familiar, um problema que a cada dia torna-se mais freqüente e, o que é pior, já está sendo considerado por muitos como algo normal e muito comum. 

É muito grande, hoje, o número de famílias desestruturadas, ou seja, famílias onde os pais estão separados e os filhos são criados apenas pelo pai ou pela mãe. O que Provoca a existência de uma lacuna na vida daquele filho, pela ausência ou pela carência de um dos dois que formam o casal. Em meio a essa realidade é que educadores e psicólogos associam o aumento do suicídio, criminalidade, baixo rendimento escolar e depressão à ausência paterna na formação dos filhos. Que acabam por serem os mais atingidos e prejudicados ante uma situação como essa.

Tais acontecimentos são mais freqüentes pelo motivo de os pais darem menos atenção às famílias. A grande maioria se dedica demais ao trabalho em busca de melhores condições financeiras e acabam por passarem pouco tempo com a família de forma que esse afastamento vai fazendo com que, cada dia, seja ainda menos o convívio e a união de todos. Essas constatações têm levado muitos profissionais a refletirem sobre a maior proximidade que têm de ter da família.

A preocupação sobre este assunto está sendo tanta que o mesmo tem sido tema de muitos artigos, palestras, seminários, etc. Já existem empresas preocupadas não só com o bem está do funcionário, mas que também criam meios de fazer com que estes fiquem mais próximos e dêem mais atenção aos seus familiares porque, segundo essas empresas, estudos foram feitos e comprovaram que as pessoas que estão bem com suas famílias têm uma maior produtividade no trabalho.

Em muitos casos, os próprios funcionários reconhecem o afastamento da família e por si só abdicam muitas vazes de cargos importantes e salários vultosos para ficarem mais próximos de seus familiares. Muitos já conseguem trabalhar pela internet para que possam estar por tempo integral junto dos seus.

Sabendo que a família é a base, o alicerce da sociedade, só nos resta entrar nesta luta pela sua maior valorização. Para que esta, esteja sempre pautada no bom relacionamento, na união e no crescimento pessoal e espiritual de seus membros. Só assim teremos uma sociedade mais justa, mais íntegra e mais fraterna. É preciso que saibamos valorizar os nossos bens mais preciosos.

Paulo Sóstenes Moreira Rangel
paulosostenes@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário