quinta-feira, 21 de março de 2013

Líder de Respeito

 


Recebo muitas consultas sobre quais devem ser as características de um verdadeiro líder. Portanto, e com objetividade, aqui vão algumas delas.
 
Respeito. Se não há respeito pelo líder, seu poder de influência e sua autoridade para conduzir a equipe ou qualquer tipo de tarefa serão fracos, senão nulos. Muitos líderes cometem o erro de achar que a liderança é imposta quando na verdade ela é conquistada.
 
Comunicação. Se o objetivo é ser seguido, isso começa pela transparência na forma como o líder se comunica. É através do exemplo e de uma atitude positiva que os líderes desenvolvem um caminho para serem bem-sucedidos em suas funções.
 
Motivação. Líderes devem ter a habilidade de motivar sua equipe a performar sempre em um nível máximo. Líderes verdadeiros primeiro motivam o indivíduo, depois a equipe e por fim a si mesmos.
 
Inspiração. A diferença entre motivação e inspiração está no fato de que a primeira necessita ser “abastecida” constantemente enquanto que a segunda dura uma vida. Grandes líderes trabalham as duas coisas ao mesmo tempo.
 
Estratégia. Habilidade para criar e desenvolver estratégias bem fundamentadas são qualidades admiradas por qualquer equipe.
 
Planejamento. Após a definição da estratégia, saber planejar o “como implantá-la” é muito importante. Bons líderes não apenas definem um caminho (como), mas também alternativas para o caso de emergências (plano B, C, etc.).
 
Reputação. Apenas ser um cara legal ou que dá conta do recado não é o suficiente. Tem que ser reconhecido como alguém que conquistou o respeito de todos por seus atos em prol da empresa e também da comunidade.
 
Resiliência. Talvez a qualidade menos compreendida em um líder de respeito. Talvez, também, a mais importante das qualidades necessárias à função. Não ter a capacidade de ser resiliente e de promovê-la junto à equipe denota alguém que não permanecerá nesse posto por muito tempo.
 
Experiência. Um currículo marcado por diversas ações bem-sucedidas (e também algumas mal sucedidas) brindam a essa pessoa a sabedoria que vem com a experiência.
 
Caráter. Adquirido pela consistência com que a pessoa decide-se pelo que é certo, e não conveniente. Tem muito a ver com ética, ou seja, os fins não justificam os meios.
 
Imagem. Ações, resultados obtidos e reputação quando combinados, formam a imagem do líder.
 
Não fala, faz. “Não me diga o que fazer, me mostre!” Grandes homens de negócios, grandes empreendedores sempre lideraram por mostrar que também fazem, mais do que orientam ou ordenam.
 
Sabem correr riscos. Grandes líderes correm riscos, mas riscos calculados.
Tudo o que foi descrito acima conjura para a formação de um líder de respeito. Pessoas com elevada reputação em sua empresa ou comunidade desenvolvem a habilidade de fazer com que os demais queiram seguir suas ideias, suas propostas. E, interessante, a reputação de um líder está sempre presente onde ele não se encontra.

Por Jeffrey Gitomer
http://www.vendamais.com.br - Edição 03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário