quinta-feira, 10 de julho de 2014

Um jogo de futebol, uma lição


Senhores consultores!

Venho por este, externar e expor uma grande lição que retiro desta derrota brasileira, que repercute até agora no Brasil e no mundo. No nosso segmento, distribuição, estamos também numa competição, competimos em um mercado instável e dinâmico, e, como gestores, lidamos com jogos diariamente: batalhas no campo, concorrência, etc. Diante de nós estão escolhas, decisões e mudanças que temos que definir diariamente para vencermos, ou não, nossos concorrentes, por isso, retiro as seguintes lições e reflexões:

·         Uma decisão, uma mudança, um planejamento errado, pode levar uma equipe a derrotas vexatórias;

·         As pessoas fazem a diferença, ninguém é insubstituível. Mas temos hoje dentro de nossas equipes pessoas que fazem a diferença e também há necessidade de acharmos as pessoas certas, coerentes em qualquer substituição, caso contrário, o resultado fica comprometido;

·         Como gestores, erramos e temos que ter a dignidade de assumir nossas responsabilidades, principalmente diante de resultados desastrosos, quando o resultado fica muito abaixo das expectativas do mercado;

·         O quanto é importante trabalharmos em nós, e em nossos liderados, o equilíbrio emocional, para que diante de possíveis dificuldades e mudanças, a equipe possa assimilar o mais rápido possível, e partir para reação, para que não se gere um “apagão”, e o resultado seja catastrófico. Temos muitas vezes que perder, mas, uma equipe estruturada emocionalmente pelo seu líder, não permitirá perdas vergonhosas.

·         Diante da derrota, aprender com ela, levantar a cabeça e seguir em frente, nos prepararmos melhor, saber perder, tirando lições para que possamos também valorizar muito mais nossas vitórias e conquistas!

·         Importante para equipe: termos o equilíbrio emocional para lidarmos com situações adversas, pois, muitas vezes temos uma semana ou dias ruins  por algum motivo, externo ou particular, e precisamos manter o equilíbrio, para revertermos o resultado nas outras semanas ou dias, o mês é como se fosse uma  partida de decisão: ou se ganha ou se perde, são noventa minutos jogados intensamente, não podemos deixar que um gol atrapalhe o resto do resultado; afinal, somos os melhores hoje em campo, para que a vitória não escape de nossas mãos, e se perdermos alguma partida, não batermos meta, não seja nunca algo vexatório! Somos uma equipe vencedora. Vamos acreditar juntos!

“Que Deus continue abençoando a todos nós.” (Marcos Antonio Amorim de Carvalho Filho, Supervisor de vendas Galdino Distribuidora, São João do Rio do Peixe PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário