domingo, 22 de fevereiro de 2015

Dê um “UP” em sua carreira e uma guinada rumo ao sucesso


Amigo leitor, você concorda comigo que o mundo a cada dia está muito competitivo? Que as organizações a cada dia exigem profissionais altamente capacitados para o atingimento de suas metas? Se sua resposta foi sim, vamos construir juntos uma sequência lógica no caminho ao sucesso.
Para começar vamos entender a palavra inglesa UP que significa “pra cima” ela me fez lembrar um filme da empresa Pixar chamado UP – Altas aventuras que conta a história de um velhinho de 78 anos que colocou vários balões em sua casa, transformando-a em meio de transporte para realizar seu grande sonho de morar na américa do Sul. É assim que devemos fazer com nossa carreira, dar um UP significa INOVAR, CAPACITAR-SE PARA DIFERENCIAR-SE. Para isso precisamos seguir um caminho lógico.

Vejamos as 05 dicas essenciais para um UP em sua carreira:

1-Tenha uma base familiar sólida – Antes de pensar no sucesso profissional, pense na sua família. Mantenha uma sintonia assertiva com seus pais, filhos, e todos em sua volta que fazem parte direta ou indiretamente de sua história de vida. Nunca esqueça que se as coisas vão bem no ambiente familiar, todo o restante tem forte tendência a dar certo.

2-Planejamento de carreira – Vou te apresentar 03 palavras mágicas que se usadas adequadamente, fará toda diferença no teu futuro.
Sonho – Sonhe, sonhe bastante, ainda não nos tiraram a liberdade de poder sonhar sem ter que pagar algo por isso. Não economize neste sonho, sonhar grande é uma atitude vencedora de pessoas diferenciadas, responsáveis e comprometidas com o seu futuro.
Desejo – Uma vez mentalizado o sonho, deseje! Sinta o cheiro, pegue, imagine-se dentro deste sonho, chamo isso de materializar o sonho tornando-o parte integrante de nossas vidas.
Meta – Agora que sonhou, desejou, apenas coloque uma data, diga para você quando irá acontecer, planeje-se, trace caminhos para o alcance desta meta e consiga. Escreva num papel, coloque na agenda, cole na sua mesa, carregue sua meta com você.
A trilogia do sucesso, SONHO – DESEJO – META é parte integrante do meu livro ESTRATÉGIAS PODEROSAS PARA UMA CARREIRA DE SUCESSO que funciona como o start up de um lindo e maravilhoso planejamento estratégico pessoal. Lembre-se: Exatamente igual ao conto de Alice no País das maravilhas, “Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”.

3-Capacite-se sempre – O mundo corporativo contemporâneo nos diz que são requisitos básicos para estarmos no mínimo aptos a fazer parte da grande lista de pessoas “empregáveis”: Ser graduado, pós graduado, se comunicar fluentemente com no mínimo duas línguas estrangeiras. Com base nisso o que estamos esperando? Faremos parte da grande lista ou seremos de uma outra lista diferenciada no qual teremos mais valores agregados ao nosso currículo no qual nos dará mais oportunidades de mercado e valores acima da média? Você sabia que nem sempre precisa investir altos valores para esta capacitação? Fóruns de debates, Seminários, Congressos Universitários, um bom network nas redes sociais, cursos on-line gratuitos de empresas renomadas como FGV, tudo isso também te ajuda a estar antenado e diferenciado dos demais.

4-Inovação como diferencial competitivo – Seja criativo, diferente, seja único de forma que o mundo te veja com outros olhos e as oportunidades fluam naturalmente a seu favor. Tudo isso me faz lembrar uma pequena experiência que tive quando fui vendedor de verduras na feira livre. Eu vendia verduras num balaio no chão da feira ao lado de uma amiga que era filha da dona da banca de verduras e que sempre terminava de vender o balaio dela primeiro do que o meu. Certa manhã ela rodeou o balaio dela com cata ventos de papel coloridos. As crianças que vinham com seus pais se encantavam vendo aqueles brinquedos girando e de repente a venda acontecia. Eu no outro dia copiava a ideia, mas ela rapidamente mudava a estratégia mudando e inovando sempre. Criatividade gerando inovação como regra fundamental para um belo diferencial competitivo.

5- Habilidades comportamentais diferenciadas – O Grande Peter Drucker mencionou que: “Nós somos admitidos por nossas habilidades técnicas e demitidos por nossas inabilidades comportamentais”. Comportamento positivo, diferenciado, cortês, disciplinado produz um mar de oportunidades e um futuro enaltecedor. Lembre-se sempre que as organizações hoje são feitas por pessoas, para pessoas e precisamos gerenciar as emoções dos relacionamentos interpessoais. Atitudes simples do dia a dia estão sendo esquecidas ou colocadas em segundo plano. Um bom dia, um sorriso, um pedido de desculpa, a liberação do perdão no coração, uma ajuda ao próximo são imprescindíveis no caminho do sucesso.

Amigo leitor, na sua carreira de sucesso, ajude o máximo de pessoas que puder, ajude-as a transformar seus sonhos em realidade, faça o bem, ame de forma ímpar. Dê um UP, tenha FÉ, acredite nos seus sonhos, trabalhe firme e seja um vencedor. 

Boa leitura e sucesso!

Aurelinaldo Gama De Santana   Diretor Comercial – Metalpil –PB
Fones: 55 83 9983-4614 (tim)
Facebook: Aurelinaldo Gama
“ Siga a trilogia do sucesso: SONHO, DESEJO, META e seja um vencedor “ (Aurelinaldo)

Um comentário:

  1. Paulo Sóstenes, vou postar um comentário, na verdade uma grande frase do renomado Escritor Peter Drucker; " O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes". Adelson Araújo

    ResponderExcluir