domingo, 22 de fevereiro de 2015

O que fazer neste mercado de VENDAS tão acirrado e competitivo?


Amigo leitor, não é novidade começar falando sobre a rapidez com que as coisas estão acontecendo. O mundo corporativo vive numa constante busca pela perfeição de seus produtos e serviços, num cenário cada vez mais competitivo onde estes produtos e serviços estão muito semelhantes, em preços e características.

Há um jargão no mundo das vendas que diz que SE VOCÊ VENDE PREÇO, ESTÁ FORA DO MERCADO. Isso é pura verdade e uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Mas e aí? O que fazer? Como concorrer, ganhar e acima de tudo ter um lugar de destaque neste mercado?

Vamos lá! Voltaremos no tempo a aproximadamente 30 anos quando eu, para custear as passagens de ida e volta para a escola, tinha que trabalhar duro na feira livre como vendedor de verduras num pequeno balaio no chão. Geralmente nos domingos ás 4:00 da manhã lá estava EU e minha amiga de balaio JANETE filha da dona do banco de verduras. Nossos balaios eram abastecidos com a mesma quantidade de verduras, estávamos muito próximos, a moeda era a mesma, condições de pagamento, o mercado em que atuávamos era o mesmo e com a mesma classe social. As condições de trabalho para mim, eram as mesmas para JANETE. Porém algo me intrigava porque ela sente terminava de vender primeiro.

Porque? Quantos empresários hoje fazem esta mesma pergunta que eu fazia a 30 anos. Passei a observa-la e comecei a fazer o que hoje chamamos de Benchmark. Analisei a concorrência e comecei a fazer de igual para melhor.

Certo dia olhei para balaio dela e lá estava ELA super sorridente e com suas verduras todas coloridas embaladas em rendinhas coloridas de forma que atraia a atenção dos clientes. Rapidamente copiei a ideia, e ela novamente em outro momento mudou a estratégia e colocou ao redor do seu balaio, pequenos cata-ventos de papel que com o vento giravam e mais uma vez chamava a atenção das crianças que estavam com os pais na feira, resultando em vendas, muitas vendas.

Toda essa experiência nos traz reflexões e estratégias poderosas a serem utilizadas hoje.

INOVAÇÃO: Janete inova sempre, mesmo vendendo o mesmo produto que muitos vendiam, inclusive eu, ela agregava algo a este produto que o diferenciava dos demais. Eu chamo de “O ALGO A MAIS” que poucos se preocupam insistindo em fazer o mesmo que todos fazem.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO: Para os clientes era muito bom comprar a aquela menina cordial, alegre, com olhos vibrantes que chovendo ou fazendo sol estava sempre pronta para atender de forma ímpar e cativante.

Amigo Leitor já estudei muito o mundo das vendas, fiz vários treinamentos como também ministrei treinamento de vendas. Cheguei à conclusão que inovação constante e um atendimento especial para cada cliente especial, entendendo que eles são diferentes e precisam de atendimentos diferentes voltado para a satisfação de suas necessidades, faz com que nos diferencie neste turbilhão de pessoas cada vez mais exigentes.

Inove sempre, agregue um valor ao seu produto ou serviço que os diferencie da multidão, atenda bem e de forma especial que faça cada um dizer Uauuuu!

Sucesso, paz e bons negócios.

Aurelinaldo Gama De Santana   Diretor Comercial – Metalpil – PB
Fones: 55 83 9983-4614 (tim)
Facebook: Aurelinaldo Gama
“ Siga a trilogia do sucesso: SONHO, DESEJO, META e seja um vencedor “ (Aurelinaldo)

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