domingo, 15 de julho de 2012

O poder de sua palavra

Vocês sabiam que o ser humano é o único ser vivo no planeta Terra que utiliza a palavra como meio de comunicação consigo mesmo e com o outro? É verdade, a palavra é um símbolo que expressa uma idéia, e está intrinsecamente relacionada com nossa mente. A mente, por sua vez, está relacionada diretamente com nossos sentimentos, com nosso corpo, com nossas atitudes e com nossas ações. A palavra escrita ou falada por nós tem grande influência na maneira como vivemos, pois é através dela que a maioria das pessoas se comunica com o mundo externo e até interno.

Percebemos o poder que a palavra tem em nossa sociedade através de frases do tipo: "Dou-lhe a minha palavra!", "Quero a sua palavra.", "Dito e feito!" etc. A palavra também está diretamente relacionada à capacidade de realização pessoal de cada um. Aquilo que acreditamos em nossas vidas são oriundos de frases que adotamos como verdades. Tais frases, também conhecidas por crenças, moldam a nossa realidade.

Uma das maneiras mais coerentes de aumentar o poder de realização pessoal é alinhar a sua palavra com suas atitudes e ações. Algumas pessoas, ainda não conscientes dos inúmeros pensamentos que lhe afligem a mente, falam tudo que lhes vem à cabeça. Prometem, afirmam, pregam, sem perceber que suas atitudes e ações não condizem com aquilo que falam ou com o que foi dito. Tais pessoas dificilmente sentem-se realizadas ou capazes de realizar algo. Pode-se considerar que o poder da palavra destas pessoas está fraco. Algumas podem até conseguir uma aparente realização externa, mas o sentimento interno predominante não as satisfaz. Tal enfraquecimento de sua palavra vem da falta de alinhamento entre a mente e o corpo.

Uma forma de (re) fortalecer o poder da palavra é começar primeiro a perceber o que você diz a si mesmo e às pessoas à sua volta. Você vai perceber que muitas frases que diz são padrões assimilados de seus pais, professores, da sociedade ou de suas próprias experiências que o(a) marcaram no passado. É importante que ao tomar consciência destes padrões, você aumente o seu poder de escolha e decisão e que, a partir desse momento busque o seu próprio caminho. É importante agir a partir daquilo que foi dito ou escolhido por você. Às vezes, a mente, ainda muito influenciada pelos antigos padrões, tenta encontrar maneiras para você não agir conforme ela mesma havia dito. Fique atento e esteja presente para possíveis situações desse tipo que venha a acontecer.

Uma outra dica para alinhar aquilo que você fala com o que você faz é começar com pequenas coisas. Por exemplo, ao marcar compromissos, por mais banais que possam parecer, cumpra-os. Se você for solicitado a ir ou fazer algo que não tem tanta certeza que quer ou pode cumprir, peça um tempo para refletir e responder com mais calma.

Com a prática, o hábito de estar presente e atento à sua mente, seu corpo, seus sentimentos e suas atitudes, será tão natural que tudo aquilo que expressar verbalmente ou não, terá um grande poder de realização.

Paulo Sóstenes Moreira Rangel 

"Não há espelhos que melhor reflitam a imagem do homem do que suas palavras." (Luís Vives)

Até a próxima!

paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário