quarta-feira, 25 de julho de 2012

Percepção: o diferencial competitivo

Se alguém lhes perguntasse o que é percepção o que você responderia? Bem! Talvez se você percebesse o que a pessoa que lhe fez a pergunta percebeu em você para lhe perguntar o que é percepção, talvez você respondesse melhor a pergunta: o que é percepção? Caso contrário, você não tendo percebido nada, vai ficar difícil de responder o que é percepção.



Desculpem o trocadilho. É apenas para estimular um pouco a sua mente e consequentemente o seu poder perceptivo.


Afinal! O que é percepção? Respondendo da forma mais simples, diríamos que percepção é a forma com que as pessoas interpretam as informações. É ver onde outros não vêem. É fazer o que outros sequer imaginaram. Isso é que é percepção.


Segundo estudiosos da área, a percepção não é uma coisa que se ensina e sim, que se desenvolve. Todo ser humano tem essa capacidade. As pessoas são inteligentes, competentes, eficientes, observadoras, sensíveis, criativas e perceptivas. O que de fato diferencia umas das outras, é o treino que cada um desenvolve ao longo da vida para fazer progredir essas aptidões. A percepção é absolutamente individual, cada um tem a sua.


O ser humano em sua grande maioria, e bota maioria nisso, é muito acomodado. De forma que, desenvolver o seu potencial perceptivo cria em você um fator diferencial. Se todas as empresas já possuem os melhores programas de informática, os melhores preços, as melhores formas de pagamentos, as melhores entregas,... O que é que ainda falta então? Falta o diferencial que é a pessoa, o ser humano que faz a diferença. E é exatamente isso que as empresas modernas querem. Não importa ter todos os aparatos para um bom funcionamento se você não tem as pessoas certas que fazem o diferencial de sua empresa.


Impossível imaginar a possibilidade de alguém tornar-se líder sem ter um alto grau de percepção. Outras habilidades também acompanham a percepção: Sensibilidade, criatividade, emoção, inteligência emocional, empatia, etc. Um exemplo bem prático e oportuno: pesquisando na Internet, apareceram mais de 1.800 sites sobre o tema. E agora? Onde está a informação que me ajuda? Com certeza sua percepção irá lhe ajudar a decidir nesse universo imenso de informações.


Nosso cérebro não faz outra coisa durante todo o dia senão comparações e escolhas. Escolher o que é certo numa infinita quantidade de opções implica na utilização cada vez mais acentuada da sua percepção. O que faz um gestor tomar uma decisão rápida ou demorada é exatamente a sua capacidade de percepção.


Segundo o psicólogo Virgílio Vasconcelos Vilela, “Através da nossa capacidade de perceber o mundo e a nós mesmos nós moldamos, ativa, atualizamos ou deixamos de lado nossos modelos mentais ou parte deles. Quanto mais rica, fiel e flexível estiver nossa percepção, melhores as opções que teremos para avançarmos rumo ao que queremos e para reconhecermos quando já chegamos lá”.

paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário