quinta-feira, 19 de julho de 2012

Procrastinar


Há quem diga que é comum. Não concordamos! No entanto algumas vezes não há como resistir à tentação de deixar as tarefas de hoje, de agora, para depois. Sobretudo em nossa atualidade onde é praxe menosprezar a pontualidade.



A palavra é tão esquisita que mais parece o nome de algum pecado ou de remédio. Adiar compromissos e tarefas, ou “procrastinar”, é um dos grandes ladrões de tempo que fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Segundo especialistas no assunto esse é um modelo mental herdado ou inato, outros dizem serem modelos adquiridos ou construídos pelo costume. Exemplo: se a criança tinha de fazer as tarefas de casa e quando sua mãe a chama para tal esta sai dizendo que vai fazer outra atividade ou tarefa e a mãe aceita essa desculpa, é provável que o mesmo aconteça também quando essa criança crescer. Seja no campo pessoal e/ou profissional. O que pode acontecer? Terá de aprender a gerenciar seu tempo na marra. O que pode ser mais doloroso.


O que é pior é que como a maiorias das pessoas adoram procrastinar, estas não têm autoridade moral para reclamar de tal situação em outras pessoas. Acaba sendo uma questão tolerável no mundo corporativo. Poderíamos dizer que é um vicio socialmente aceito.


O que causa a procrastinação? Muitos gestores atribuem tal pratica à carga de trabalho diária. E que por esse motivo até as pessoas consideradas organizadas já estão sendo infectadas por esse vírus letal. Particularmente somos obrigados a concordar com tal posicionamento. Realmente a carga de trabalho nos leva, muitas vezes, a recorrer a essa atitude indesejável. Porém, não devemos nos render a tal prática. O que tem de ser resolvido hoje, tem de ser resolvido hoje. Trago à tona a velha máxima “nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Quanto mais você procrastinar, menos tempo encontrará para resolver esses problemas no futuro. Mesmo que este seja próximo.


O que devemos fazer é priorizar o que há de mais importante. Agindo assim encontraremos o tempo que precisarmos para as outras decisões. Se não puder resolver tudo, procure ajuda, contrate alguém para lhe auxiliar, delegue tarefas a outras pessoas menos ocupadas. Outro segredo para não procrastinar é evitar querer fazer varias tarefas ao mesmo tempo. Resultado. Não resolve nenhuma.


A procrastinação existe em todas as pessoas na verdade. A diferença é que em algumas acontece com mais freqüência do que com outras. Pior é que de tanto você adiar, você termina se enfraquecendo e perdendo sua auto-estima, a ponto de achar que não mais é capaz de resolver nada em sua vida.


Na era da comunicação em que vivemos na atualidade onde as coisas acontecem com tanta rapidez, não podemos estar adiando. Se isso acontecer com freqüência em nosso cotidiano, terminaremos perdendo o emprego, ou quem sabe a empresa. Todos têm prazos a cumprir e estes precisam ser respeitados.


Até a próxima!


Paulo Sóstenes Moreira Rangel


paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário