sábado, 21 de julho de 2012

Vencendo desafios

Ser perseverante nas dificuldades, suportar as intempéries da vida, superar os obstáculos, dar a volta por cima e vencer, são qualidades que andam em falta no atual mercado. Apesar de ainda encontrarmos verdadeiros guerreiros que conseguem realizar tudo o que acabamos de escrever. É sobre um destes guerreiros que iremos discorrer neste artigo.


Esta semana concluímos pela segunda vez a leitura do livro “Os mandamentos da lucratividade” de Aberto Saraiva o criador do “Habib’s”, a maior fast-food de comida árabe do mundo.

Ao contrário do que o título deste livro sugere não se trata de um manual de economia de interesse daqueles que visam apenas o sucesso financeiro. Trata-se do testemunho de vida de alguém que com muita dificuldade e obstinação, partindo de um sonho, conseguiu transformar uma pequena lanchonete em uma grande rede de lojas de fast-food (comida rápida).

No livro Alberto Saraiva nos mostra que acreditar em sonhos é algo que transforma o ser humano de uma forma tal que, todos os seus pensamentos e desejos se transformam numa energia capaz de impulsioná-lo a atingir os seus objetivos por mais difíceis que esses sejam. É o poder do entusiasmo, do desejo de vencer.

O livro é um verdadeiro manual do empreendedor. Nele, o autor teve o rigoroso cuidado de tratar de forma sistematizada dos principais pontos que fazem o sucesso de um empreendimento. Está dividido em quatro partes: cuidando do atendimento, cuidando das despesas, cuidando das vendas e cuidando das pessoas e de suas funções.

Cada ponto foi espontaneamente trabalhado de forma que se apresentam numa linguagem simples e de fácil entendimento. Pode ser utilizado como sendo um extraordinário e eficiente roteiro para micro, pequenos, médios e grandes empresários. Foi produzido pela Editora Campus e já está em sua 8ª edição.

“Vencendo desafios” foi o título mais coerente que encontrei para esse artigo. Concluí que não poderia ser diferente. Não teria outra forma de traduzir tanto arrojo e pujança de um ser humano tão empreendedor. Um verdadeiro exemplo de vida que, confesso, muito está me servindo pessoal e profissionalmente, e, espero que possa servir também a vocês. Não só classifico esse livro como extraordinário como também o indico a todos aqueles que têm nas veias o sangue empreendedor. E também àqueles que mesmo não sendo ainda empreendedores, buscam essa opção maravilhosa de vida. Se comprarem não irão se arrepender.


"Aceitamos a riqueza filosófica do passado, sem esquecer os desafios que o mundo presente nos propõe." (Paulo Coelho).


"Quando o ser humano é determinado, tem um objetivo forte pela frente, ele é capaz de passar por cima do cansaço, lutar e vencer." (Anônimo)


Até a próxima!
Paulo Sóstenes Moreira Rangel
paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário