sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Confiança do consumidor aumenta em agosto na comparação anual, diz Fecomércio

O nível de confiança do consumidor na Região Metropolitana de João Pessoa, em agosto de 2012, apresentou uma pequena expansão de 0,58% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado é da Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP).

Já na comparação com julho, houve uma leve redução de 0,95%, atingindo 144,72 pontos neste mês de agosto. A escala que mede a confiança do consumidor varia de 0 a 200 pontos: abaixo de 100 pontos é caracterizada como pessimismo e, acima deste nível, indica otimismo. Assim, mesmo com esta retração, a confiança do consumidor se encontra em um patamar elevado, mantido pelo bom nível do emprego e da renda real do trabalhador.

“Esta redução da confiança do consumidor paraibano pode ser atribuída, em parte, ao cenário em geral que se encontra a economia do país: negociações salariais de várias categorias de funcionários públicos federais e anúncio da retirada do desconto do IPI para alguns itens”, explicou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

O levantamento também mostrou que, na avaliação por sexo, tanto as mulheres (-1,03%) como os homens (-0,86%) reduziram a confiança. Na análise por renda, os consumidores que recebem entre três e quatro salários mínimos foram os que apresentaram uma maior queda na confiança (-1,22%). E por escolaridade, o ICC caiu mais entre os que concluíram o Ensino Médio (-1,13%).

A pesquisa é composta por dois sub-indicadores: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC). Os resultados dos dois índices influenciaram negativamente o ICC em agosto. O ICEA, que mensura o sentimento do consumidor em relação à sua situação atual, registrou uma taxa de -1,09%. Já o IEC, que mede a confiança em relação à sua situação futura, apresentou uma redução de -0,83%.
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* Metodologia* A pesquisa realizada pelo IFEP entrevistou, aproximadamente, 400 consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu nos dez primeiros dias do mês. O principal objetivo da pesquisa é fazer diagnóstico de um conjunto de informações econômicas sobre as condições correntes e futuras esperadas pelos consumidores em níveis micro e macroeconômicos.

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo

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