quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Juro cai mas no varejo é 14 vezes acima do IPCA


Apesar de ser a menor taxa desde 95. No comércio, ela chega a 70% ao ano

Em agosto, pela sexta vez no ano, as taxas de juros das operações de crédito tiveram redução, segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O recuo, porém, ficou em apenas 0,10 ponto percentual na taxa de juros média para pessoa física, de 6,12% ao mês, em julho, para 6,02% em agosto.

Foi o menor índice desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995. Entre as seis linhas de crédito para pessoa física pesquisadas, as do cartão de crédito rotativo fora a única a não ceder (10,69% ao mês).

Mesmo assim, os juros anualizados são muitas vezes superiores à inflação projetada para o IPCA, de cerca de 5% em 2012.

No comércio, por exemplo, as taxas para pessoa física diminuíram 2,15%, de 4,65% ao mês, em julho, para 4,55% ao mês, em agosto. Anualizada, no entanto, a variação foi de apenas 72,53% ao ano para 70,56% ao ano. Isso representa aproximadamente 14 vezes mais do que a inflação projetada para o ano.

Os juros do cheque especial também recuaram 0,25 ponto, para 8,05% ao mês. Os juros dos financiamentos de automóveis caíram 5,56%, de 1,80% ao mês para 1,70%.

De acordo com a associação, as reduções reflete, em parte, a queda da taxa básica de juros (Selic), pelo Banco Central, em 29 de agosto.

A taxa média geral para pessoa jurídica, por sua vez, caiu 0,09 ponto em agosto, para 3,44%. Em julho, ficara em 3,53%. Das três linhas de crédito pesquisadas nesse segmento, todas tiveram redução.

A expectativa da Anefac para os próximos meses é que as taxas de juros continuem caindo, considerando as sinalizações do Banco Central em relação a novos cortes da taxa Selic. Outro fator que deve influenciar a queda é a perspectiva de que os índices de inadimplência diminuam no segundo semestre.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário