terça-feira, 13 de novembro de 2012

Compromisso e Comprometimento


Um assunto interessante nos chamou à atenção esta semana. Qual a diferença entre compromisso e comprometimento? Analisando de forma mais profunda conseguimos tirar alguma conclusões a respeito. E, a mais importante das conclusões obtidas é a de que nunca devemos confundir compromisso com comprometimento.
 

COMPROMISSO = tem a ver com obrigações sociais, encontros, visitas, pagamentos a saldar, e satisfação social a dar, etc.; enquanto que COMPROMETIMENTO = tem a ver com a qualidade de vida profissional e pessoal de cada um.
 

Em outras palavras, os resultados que você quer para a sua vida tem a ver com o grau de dedicação e emoção que se coloca nas ações da sua vida pessoal e profissional durante todas as etapas do seu crescimento. É o aprofundamento e o capricho que se dá a essas coisas tão importantes, e em tudo que se faz na vida, que faz com que você sinta a diferença que há entre estas duas palavras tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes.
 

Há uma historinha muito conhecida que vem a ilustrar este assunto do qual nós estamos falando: contam que os maiores exemplos que se pode ter de compromisso e comprometimento estão respectivamente na galinha e no porco. A galinha tem compromisso e o porco tem comprometimento. Como sabemos, a galinha tem como opção de nos oferecer como alimento o ovo, já o porco nos oferece como alimento o bacon (toucinho). A grande diferença está no fato de que a galinha oferece o ovo e permanece viva, enquanto que o porco ao doar o bacon (toucinho) este está doando a sua própria vida. 
 

Acredito que desta forma fica melhor de entender a grande diferença entre compromisso e comprometimento. Tenho certeza que a partir de agora quando você olhar em seus colaboradores vai poder observar quem tem compromisso e quem tem comprometimento. Vou ainda mais além. Tenho certeza que agora, neste momento que você está lendo este artigo, você já conseguiu fazer, em tempo recorde, uma análise de quem tem compromisso e quem tem comprometimento em sua empresa. Acredito que isso não foi muito difícil para você.
 

Com base nesta experiência que você acabou de ter, é bom que você faça um levantamento no crescimento de sua empresa durante este ano que está findando. Será que as dificuldades pela qual a sua empresa está passando não seriam devido ao grande índice de colaboradores que têm apenas compromisso com a empresa? O que está faltando e o que poderia ser feito para reverter esse quadro? E você, na qualidade de dono da empresa, tem compromisso ou comprometimento? Não seria você o que estaria levando os demais ao mesmo nível que o seu? Se, ao contrário disso tudo, sua empresa está bem, PARABÉNS!  Faça com que ela permaneça sempre assim. E que seus colaboradores continuem tendo o devido comprometimento que devem ter.
 

“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi)
 

Paulo Sóstenes Moreira Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário