terça-feira, 10 de março de 2015

Seria você um devedor compulsivo?



Quando uma pessoa gasta mais do que ganha, se endivida. E tal situação pode ser fruto de um descontrole emocional pontual, de um evento adverso e inesperado, da falta de educação financeira, ou até mesmo de uma compulsão por gastar (assemelhando-se a viciados em jogo, álcool ou comida).

Com relação à esse último caso, o problema já é tão conhecido que existe uma organização sem fins lucrativos chamada Devedores Anônimos (D.A.) – ver site noBrasil e Estados Unidos – que possui um trabalho muito semelhante ao já mundialmente conhecido A. A. (Alcoólicos Anônimos). 
A intenção dos D.A. é ajudar pessoas a encontrarem uma nova forma de viver, longe das dívidas, oferecendo a elas uma esperança de possuir uma vida financeira mais próspera, feliz e saudável. O objetivo é que tais endividados compulsivos possam parar de lhes fazer mal e aos que o rodeiam. Para tal, oferecem reuniões em grupo para discutir e compartilhar seus problemas, seguindo os 12 passos da organização.

E uma ferramenta interessante disponibilizada pelos D.A. é um teste com 15 perguntas, em que, segundo eles, ao responder “SIM” a pelo menos 8 delas, existe grande chance de se ter problemas com débito compulsivo ou estar em vias de.
Confira cada uma dessas perguntas logo abaixo e anote quantos SIM irá responder.

1. Seu nível de endividamento está tornando a sua vida familiar infeliz?
2. A pressão dos seus débitos distraem você do seu trabalho diário?
3. Seus débitos estão afetando sua reputação?
4. Seus débitos fazem você diminuir sua autoestima?
5. Você já deu informações falsas a fim de obter crédito?
6. Você já fez promessas falsas aos seus credores?
7. A pressão de suas dívidas faz você se desleixar do bem estar da sua família?
8. Você tem medo que seu patrão, família ou amigos venham a saber da extensão total de suas dívidas?
9. Quando você se depara com uma dificuldade financeira, achar alguma instituição que se propõe a lhe emprestar dinheiro causa-lhe uma sensação de alívio?
10. A pressão de suas dívidas impõe-lhe dificuldades para dormir?
11. A pressão de suas dívidas já fez com que você pensasse em se embriagar?
12. Você já pegou dinheiro emprestado sem dar a devida atenção à taxa de juros que você irá pagar?
13. Você geralmente espera uma resposta negativa quando é submetido a investigação de crédito?
14. Você já desenvolveu um plano rígido para pagamento de seus débitos, e acabou desistindo na primeira situação de estresse?
15. 
Você justifica seus débitos falando para si que é diferente de “outras” pessoas, e que poderá sair das dívidas quando quiser?

* as perguntas foram retiradas desse site, em que a tradução foi baseada nesse site e também foram feitas algumas adaptações por mim, quando julgou-se que a tradução não estava muito clara.

E aí, se saiu bem? Deixe seu resultado nos comentários dessa página.

CONCLUINDO…

Independentemente de haver ou não uma metodologia científica por detrás desse teste, veja que ele trata de questões muito importantes, em que o excesso de endividamento pode afetar a autoestima, o relacionamento com a família e até sua confiança perante os outros.

E o mais IMPORTANTES: quanto antes diagnosticarmos esses padrões de comportamentos que levam ao descontrole financeiro, maiores serão as chances de reabilitação.

Portanto, se conhece alguma pessoa com sinais de endividamento compulsivo (ou se você se encontra nessa situação), ajude a divulgar esse artigo e meu curso GRATUITO sobre Hábitos Financeiros (clique aqui).

Com um pequeno gesto podemos salvar a vida financeira de quem gostamos e convivemos.

Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!

POR PROF. ELISSON DE ANDRADE
http://profelisson.com.br/2015/03/09/devedor-compulsivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário