domingo, 19 de agosto de 2012

O Medo Profissional

Este assunto nos chamou à atenção esta semana quando na leitura do livro “A vida é um combate, SUCESSO É DOR” de Rogério Caldas, o qual eu indico e asseguro ser um excelente livro e que não deve faltar na biblioteca dos que buscam o sucesso pessoal e profissional.


Em meio às diversas alusões feitas ao medo nesse livro, pudemos constatar que este é realmente um paradigma que todas as pessoas têm e que precisa ser quebrado, pois é um grande empecilho ao crescimento de qualquer profissional. Podemos observar claramente isso nos profissionais de sucesso que já superaram essa fase e que, tenho certeza, foi difícil para cada um deles, pois, só com determinação e muita fé em Deus é que se pode conseguir vencê-lo.



Vocês sabiam que o mundo está cheio de pessoas talentosas e que por falta de coragem vão levar esse talento para o túmulo? Porque sentimos tanto medo na busca do sucesso? Não é difícil responder a essa pergunta. O grande problema é que vivemos numa sociedade virtualmente derrotista. A valorização do mal é de absoluta prioridade. O mal, o negativo é estratégico para gerar audiência nos meios de comunicação de massa.



Vejam na televisão e percebam que as notícias negativas ganham muito mais força e passam mais tempo no ar, enquanto as notícias boas muitas vezes só são veiculadas em forma de comentários e muito rápidos. O mesmo acontece com os jornais, as notícias negativas estão sempre nas primeiras páginas e com letras garrafais, enquanto que as boas notícias, estas vêm sempre mais abaixo e com uma letra que quase não dá nem pra ler. A verdade é que estamos sendo influenciado pelo que a ciência chama de “Psicologia do Medo”.



Não é por aí gente! O medo é na verdade um tigre de papel. Ele é muito mais frágil do que nós pensamos. Vamos dominá-lo. Não tenhamos medo de subir na vida, de crescer pessoalmente e profissionalmente. Os degraus da escada da vida não foram construídos para ficarmos parados neles ou somente para usarmos para descer. Ao contrário, foram criados para que a cada dia pudéssemos avançar ainda mais para cima, para crescermos.



Vamos dar um basta em tanta notícia ruim, em tanta tristeza. O foco não deve ser na morte, o foco deve ser na vida. O foco deve ser no acerto e não no erro. O foco deve ser no positivo e não no negativo. O foco deve ser na saúde e não na doença. Deve ser na vitória e não derrota. Precisamos entender que notícias boas também podem e devem fazer sucesso. É o que entra em nossa cabeça todos os dias que nos faz perceber o mundo. Se só assimilamos coisas ruins, a probabilidade de se potencializar isso em nós é enorme. E é o que já está acontecendo. Não deixemos isso acontecer. Quanto mais notícias sobre violência, mais violência vai ter. O inverso é definitivamente verdadeiro e possível.



Vamos manter a vigilância sobre o medo em nós. Este é o inimigo número um do sucesso. No mundo de hoje, a coragem é que faz a diferença. Não estamos aqui falando em arriscar desmedidamente, mas, em arriscar de forma calculada e pensada. O que não podemos, é deixar de arriscar. Precisamos ousar com responsabilidade.



Paulo Sóstenes Moreira Rangel
paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário