sexta-feira, 23 de março de 2012

A lição do jardineiro

                  
Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição em sua frente um lindo gramado e diversos jardineiros autônomos para fazer aparos nestes jardins.

Um dia, um executivo de marketing de uma grande empresa americana contratou um destes jardineiros. Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade, mas como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço, mesmo estando indignado com a pouca idade em questão.

Quando o garoto já havia terminado o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone da casa, e foi prontamente atendido.

Contudo, o executivo não pode deixar de ouvir a conversa. O garoto havia ligado para uma senhora e perguntava:

- A senhora está precisando de um jardineiro?

- Não. Eu já tenho um - respondeu.

- Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.

- Isso o meu jardineiro também faz.

- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço - disse ele.

- Mas o meu jardineiro também faz isso...

- Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.

- O meu jardineiro também me atende prontamente!

- O meu preço é um dos melhores.

- Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

Desligando o telefone, o executivo disse a ele:

- Meu rapaz, você perdeu um cliente.

- Não - respondeu o garoto. - Eu sou o jardineiro dela; estava medindo o quanto ela estava satisfeita.

(Autor Desconhecido)

_______________________________________________________

A lição do jardineiro nos leva à reflexão sobre o grau de satisfação das outras pessoas com relação a nós. Porque devemos está atento a isso? Não são raras as vezes que pessoas, muitas vezes até próximas, se afastam de nós e ficamos nos questionando o motivo de tal fato, que na grande maioria das vezes não sabemos. Acontece que pode está acontecendo que, por algum motivo, alheio ao nosso conhecimento, estas pessoas não estão satisfeitas conosco. A lição do jardineiro vai ser útil para que, em uma situação dessas, possamos descobrir se realmente estão insatisfeitas conosco. É bem verdade que não precisamos usar igualmente a mesma técnica, já que na história trata-se de uma relação comercial. O que precisamos é apenas do exemplo. Como devemos medir o grau de satisfação das pessoas com relação a nós, cabe a nós mesmos descobrir. E não adianta pensar que não devemos dar satisfação de nossa vida. Não se trata disso. O que sucede é que precisamos ter o maior número de pessoas ao nosso redor, do nosso lado. A vida nos ensina isso.

"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças." (James Fredericks).

Uma feliz semana!

Sucesso!

paulosostenes@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário