sábado, 15 de setembro de 2012

Brasileiro gasta mais em produtos premium


Independente da classe econômica, a busca e o desejo de adquirir bens diferenciados estão cada vez maiores. A conclusão é parte da pesquisa "O que é caro e barato para o brasileiro", da Kantar Wordpanel. Mais da metade do valor destinado a itens de cuidado pessoal é gasto com as marcas mais caras: em 2010 o índice era de 47%, passando a 51% em 2011.

Os brasileiros estão mais pré-dispostos a experimentar produtos antes não entravam nos lares. Na categoria limpeza, o gasto com os produtos mais caros saltou de 38% para 40%; em alimentos, de 28% para 35%; e em bebidas, de 25% para 28%.

A principal justificativa para a consolidação do brasileiro como um consumidor ativo é a estabilidade da economia. Outro ponto é o acesso ao crédito, que representava 26% do PIB em 2005 e passou para 46% em 2011. Os números refletem no otimismo do brasileiro: em 2011 81% deles acreditavam que a situação econômica do país estava igual ou melhor que em 2010. A expectativa para 2012 é que este percentual chegue a 86%.

Uma das explicações é a priorização dos benefícios e não apenas do bolso. Os números indicam que o brasileiro não quer apenas comprar, mas gerar experiência. "O brasileiro exclui a escolha entre caro e barato, e fica com o questionamento se aquele produto é bom ou não. Ele se torna um experimentador e essa nova linguagem é o maior desafio para as marcas. O reflexo direto é na comunicação e no Marketing, que deverão focar cada vez mais em ações motivacionais, reforçando a identidade dos seus produtos", afirma a pesquisa.

Fonte: Mundo do Marketing
http://www.abadnews.com.br/newsn 

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