domingo, 30 de setembro de 2012

Novos Conhecimentos


De volta às aulas esta semana que passou, sentimos uma enorme alegria em poder rever os colegas de sala, os professores e, ainda mais, por estarmos de volta ao encontro do conhecimento, aquele que só se é adquirido na faculdade, não aquele que encontramos no trabalho ou em casa.
Primeira semana de aula, muitas novidades, tudo é muito bom, principalmente porque na faculdade em que estudamos, foram criados, e já estão em funcionamento, dois novos cursos. O que levou ao ambiente, que antes era calmo e tranqüilo, uma super dose de agito e animação.

Toda aquela movimentação de pessoas, jovens e adultas, nos fez refletir sobre um tema bastante comentado atualmente: ”a necessidade de estudar”. Dizemos isso porque só depois de vinte anos afastados de uma carteira escolar foi que percebemos que deveríamos voltar a estudar. Confessamos que muitas vezes comentamos com colegas, que jamais voltaríamos a uma sala de aula como alunos. Dizíamos que não tínhamos mais “saco” e nem “tempo” para ficarmos sentados em frente a um professor vendo-o dar aula.

Errado esse pensamento. Tivemos de adquirir “saco” e encontrar “tempo”. Não voltamos a estudar simplesmente por querer está de volta à sala de aula. Voltamos porque como profissional percebemos uma necessidade urgente em adquirir novos conhecimentos. Só o conhecimento que nós já tínhamos não era suficiente. Só as leituras que fazíamos, não eram suficientes. Percebemos que precisávamos de muito mais. O mercado estava a cada dia exigindo muito mais de nós. Então fomos vendo que à medida que o tempo passava tudo ia se tornando muito limitado para nós como profissional. Quando despertamos para esse entendimento vimos que precisávamos, em caráter de urgência, voltar a estudar. E aqui estamos iniciando o quinto de oito períodos do curso de Filosofia. No início parecia uma eternidade de tão longo, hoje ficamos torcendo para que não acabe de tão bom que é. Mas não tem problema não, depois vem a especialização, e, quem sabe, o doutorado. O que sabemos é que tem muito a ser feito e que nunca é tarde para se fazer.

Aproveitando este exemplo acima, gostaríamos de dividir com vocês da grande importância que se tem em estudar. Não importa a sua idade. Nunca se ache velho para voltar à sala de aula. Nunca diga que seu tempo já passou. Principalmente se você ainda sonha em crescer profissionalmente. O conhecimento hoje é tão importante ao mercado de trabalho, quanto é à água para o organismo humano. Se você tem objetivos a alcançar, sejam eles quais forem. Você, assim como todas as pessoas que têm metas de vida, precisa voltar a estudar.

Por tudo isso é que dividimos a alegria que sentimos por estarmos novamente estudando. Além de nos trazer o conhecimento, nos traz muita satisfação. E é exatamente a união destes dois requisitos, indispensáveis para o sucesso, que nos apoiamos e procuramos a cada dia melhorar como profissional e como pessoa.

Paulo Sóstenes Moreira Rangel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário